O final de Game of Thrones

Daenerys Army, King's Landing

O final de Game of Thrones foi estranho. Não foi ruim, mas também não me pareceu um final épico. RR Martin havia dito que seria bittersweet. E foi mesmo…

Nem precisaria dizer que se você não viu ainda e pretende ver, não continue a leitura, pois haverá spoilers pesados, já que vou comentar tudo o que aconteceu no final. É sempre bom lembrar.

Spoilers do final da série Game of Thrones

Repetindo, a partir daqui, leia por sua conta e risco, certo?

Você vai saber o que acontece no final.

O último episódio de Game of Thrones foi ao ar hoje pela HBO e terminou há pouco mais de uma hora. Tanto eu como a Malu não gostamos muito, não achamos empolgante, nem de longe tanto quanto A Batalha de Winterfell.

Mas depois de pensar um pouco, além de ler opiniões em grupos de GOT no Facebook, cheguei a algumas conclusões…

Por exemplo, não pareceu um final épico, não teve grandes surpresas, além de algumas meio sem graça e até de certa forma desagradáveis. Mas sabe o que mais estragou, além da narrativa corrida e um ou outro furo imperdoável?

As teorias dos fãs de GoT

Sim, nós lemos exaustivamente as mais diversas teorias sobre o que aconteceria em Westeros no final da série. Visitamos mentalmente todos os possíveis finais e acontecimentos e lemos a respeito de supostos spoilers que vazaram (alguns verdadeiros). Depois disso, como se sentir surpreendido?

Teve pelo menos uma cena no final de Game of Thrones que foi verdadeiramente épica, mas eu sequer percebi enquanto via…

Daenerys Black Wings

Daenerys Targaryen anuncia para o seu exército que a guerra não acabara ali em King’s Landing, que eles ainda iriam “libertar da tirania” todos os povos conhecidos do mundo. Ao fundo, o voo de seu dragão faz com que Daenerys pareça ter enormes asas negras.

Mas isso é apenas o começo, não é dessa cena que eu estava falando. Na sala do trono, The Iron Throne, que aparece exatamente como aparecera pra ela em sonho, destroçada e sob a neve, Daenerys se aproxima e toca no trono de ferro, maravilhada por poder finalmente sentar no Trono de Ferro. Mas isso nunca acontecerá…

Jon Snow chega na sala e então Daenerys começa a tentar convencê-lo de que nada mudou, apesar dela ter queimado toda King’s Landing com seus habitantes (Burn them all!!!).

Drogon e Jon Snow observam Daenerys morta

Jon questiona, mas por fim acaba jurando amor eterno à ela, enquanto a câmera aproximada em seus rostos nos faz notar uma diferente expressão em Daenerys. Aos poucos nos damos conta que Jon a havia apunhalado.

O dragão Drogon sente a morte dela e pousa na sala do trono. Grita de dor, parecendo que atacará Jon (mas não pode, pois ele também é um Targaryen) e acaba queimando o trono até que ele derreta por completo. Depois, leva Daenerys em uma das patas, provavelmente para Old Valyria, lar ancestral dos Targaryens e dos dragões.

Daenerys se tornou uma tirana, como muitos de sua família. Jon se viu forçado a acabar com a carnificina. Drogon acaba com o trono, simbolizando o que estava por aconteceu e, afinal, era o que Daenerys sempre quis: “To break the wheel”, que significa acabar com o círculo de ascensão e queda no poder, de tiranos em Westeros. Um reinado para o povo.

The Six Kingdoms

Isso em parte acontece, ao menos tem o potencial para acontecer, porque o próximo Rei dos 7 Reinos (ou melhor, 6 Reinos) é Bran Stark, que não pode ter sucessores. Os atuais lordes de Westeros concordam que os próximos reis serão escolhidos por lordes, da mesma forma que fizeram ali, não mais por sucessão hereditária.

Bran Stark, The King of the Six Kingdoms - Game of Thrones

Os Starks remanescentes tiveram finais surpreendentes. Bran é o novo Rei, Sansa é a nova Rainha do Norte, reino que foi emancipado. Arya resolve explorar além dos mapas e Jon, além de voltar para a Night’s Watch, parece ter ido explorar o norte.

Ia tentar falar um pocuo sobre os pontos soltos e coisas esquisitas desse final, mas acabei escrevendo demais e além disso, esse texto não é uma crítica. A série GOT foi espetacular, provavelmente a melhor, ou pelo menos umas das 3 melhores séries que já vi.

E afinal, que final de Game of Thrones iria realmente agradar por completo, diante de tantas teorias, spoilers e expectativas? Acredito que este último episódio, aliás, toda a oitava temporada, será melhor apreciada pelo fãs com o passar do tempo.

You may also like...