O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro
A série “O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro” é uma produção da Netflix que tem cativado fãs de filmes de terror e fantasia em todo o mundo. Esta série antológica, com oito episódios, apresenta o cineasta mexicano Guillermo del Toro em seu papel de colecionador de artefatos e objetos relacionados a filmes de terror e fantasia.
Ao longo dos episódios, dois deles escritos e dirigidos por del Toro e os outros seis por diretores convidados, a série nos leva em um tour por sua curadoria no gênero gótico. O início de cada um deles é um texto introdutório sobre a próxima história, falado pelo próprio del Toro, que chega a lembrar outras séries como Além da Imaginação (Twilight Zone) e Acredite se Quiser (Ripley’s Believe It or Not). Da mesma forma, cada episódio conta uma história intrigante, fantástica, com elementos de suspense ou terror.
“O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro” é uma série fascinante para quem se interessa por filmes de terror e fantasia, imperdível para os fãs do diretor, vencedor de 3 Oscars, 1 Emmy, 2 Globos de Ouro, 3 BAFTAs, além de prêmios nos festivais de Cannes e Veneza.
Outras de suas produções são: Pinocchio, A Forma da Água, O Labirinto do Fauno, a trilogia Hellboy, Cronos, Blade 2, Pacific Rim e O Hobbit (parte do roteiro), entre outros.
O gabinete de curiosidades foi um tipo de objeto ou local bastante utilizado entre os séculos XVI e XVII, época das grandes descobertas. Utilizado também como uma forma de demonstrar a sua posição econômica e social, esses compartimentos guardavam tesouros e curiosidades da biologia, geografia, arqueologia, religião, etnografia, história e arte, incluindo objetos de outros e novos continentes.