O jogo Pac-Man
Pac-Man é um jogo eletrônico lançado em 1980 pela empresa japonesa Namco para os fliperamas (arcade). O jogo se tornou um sucesso mundial e é considerado um dos jogos mais icônicos e influentes de todos os tempos. Seu nome original era Puckman, mas foi alterado para evitar trocadilhos.
O objetivo é controlar o Pac-Man, um personagem redondo e amarelo, enquanto ele come pastilhas em um labirinto, com a velocidade sendo aumentada constantemente. O jogador deve evitar os quatro fantasmas que perseguem Pac-Man pelo labirinto. Se um dos fantasmas tocar em Pac-Man, ele perde uma vida. O jogador pode também comer pastilhas maiores nos cantos da tela, o que lhe permite caçar e apridionar os fantasmas por um curto período de tempo. O jogo termina quando o jogador perde todas as suas vidas.
Pac-Man é considerado um marco na história dos jogos eletrônicos por ser um dos primeiros jogos a ter um personagem principal com personalidade e história própria. Até mesmo os fantasmas tem comportamento particular, por exemplo:
- Blinky (vermelho), vai atrás do Pac-Man.
- Pinky (Rosa), vai pela frente.
- Inky (Azul), tem comportamento variável.
- Clyde (Laranja), é previsível e descuidado.
Além disso, Pac-Man apresentou inovações técnicas, como a inclusão de músicas e efeitos sonoros, que ajudaram a criar uma experiência de jogo imersiva. Foi também o primeiro jogo a adotar a mecânica de Power Up.
Se popularizou no Atari e no Arcade, mas até hoje recebe versões para as mais diversas plataformas, consoles e teve uma série de sequências, como: Ms. Pac-Man, Super Pac-Man, Pac-Man 2: The New Adventures, Pac-Man World, entre muitas outras.
Um clássico dos anos 80!