Mini garrafinhas de Coca Cola
As Mini garrafinhas de Coca Cola e outros refrigerantes como a Fanta e o Guaraná Taí (que era basicamente o Kuat da época) fizeram um enorme sucesso nos anos 80.
Todo mundo queria e todo mundo tinha e colecionava. Ao contrário do que é hoje em dia com os “brindes” da Coca Cola e outras marcas, nessa época bastava juntar tampinhas para trocar por uma garrafinha ou engradado. Não tinha que pagar nada ou juntar dezenas de tampinhas, bastavam meia dúzia.
Na coleção de mini garrafas da Coca Cola você podia também trocar por garrafinhas com os rótulos da Coca Cola de diversos outros países. Elas vinham com um líquido escuro dentro, simulando a cor do refrigerante.
A esse respeito existiam algumas lendas. Uma delas é a de que havia realmente Coca Cola dentro. Outra já dizia que era veneno e que haviam mortes associadas à curiosidade de beber o tal líquido.
Na escola, lembro de discussões a respeito e até de um coleguinha abrindo uma e bebendo. Ele jurava que era Coca Cola sem gás. Mas não era. Tão pouco era veneno. Era apenas um líquido inofensivo pra parecer Coca Cola.
Não foi na década de 80 que elas foram criadas e sim na de 50. Mais tarde chegaram a reviver a moda, com garrafinhas coloridas na época da Copa do Mundo de 2014.