Master System da SEGA / Tectoy
O Master System foi um dos primeiros videogames a serem lançados no Brasil, em 1989. Fabricado pela empresa Sega, em parceria com a fabricante de brinquedos Tectoy, o console foi bem recebido pelos jogadores brasileiros, que se encantaram com a possibilidade de jogar títulos como Sonic the Hedgehog, Alex Kidd in Miracle World e Phantasy Star.
Apesar de ter sido lançado em uma época em que os videogames ainda não eram tão populares no Brasil, o Master System acabou conquistando muitos fãs por aqui. Isso se deve, em parte, à estratégia da Tectoy, que adaptou o console para o mercado brasileiro, incluindo jogos em português, como Jogos de Verão (California Games) e lançando versões exclusivas de títulos como Turma da Mônica em O Resgate e Chapolim x Drácula: Um Duelo Assustador.
Outro fator que contribuiu para o sucesso do Master System no Brasil foi o preço acessível do console e dos jogos, o que o tornava uma opção mais viável do que os modelos importados. Além disso, o console também tinha a vantagem de ser mais resistente e durável do que muitos dos seus concorrentes da época.
Mesmo com o lançamento de outros consoles mais avançados, como o Mega Drive e o Super Nintendo, o Master System continuou sendo uma opção popular entre os jogadores brasileiros durante os anos 90, depois de superado o alto valor de venda em seu lançamento.
Apesar de ter sido lançado há mais de 30 anos, o Master System ainda é lembrado com carinho pelos jogadores brasileiros e é considerado um dos consoles mais icônicos da história dos videogames.
Atualmente, a Tectoy continua realizando relançamentos do console, assim como de outros sucessos como o Mega Drive.