O intrigante Amos Burton
Amos Burton é um dos 4 tripulantes permanentes da Rocinante, ex nave de guerra da MCRN (Martian Congressional Republic Navy) e que agora é propriedade de James Holden e sua “gangue do bem”, cumprindo perigosas tasks pelo sistema solar, na série The Expanse.
Assim como todos da crew, era originalmente da transportadora de gelo Canterbury, uma das responsáveis pelo abastecimento de água da estação belter do planeta anão Ceres, localizado no cinturão de asteróides que fica entre Marte e Júpiter.
É o habilidoso mecânico da nave, mas é também certamente e de longe o mais habilidoso em combate. Nascido na Terra, embora não fale muito a respeito do seu passado, sabe-se que cresceu em submundos, de onde ele tira o seu “fino trato” com esse tipo de figura e também a sua percepção mais aguçada.
Amos tem uma esquisita personalidade que é difícil de entender em vários aspectos. Parece frio e cauculista, mas consegue se envolver afetivamente (de uma forma não convencional e muitas vezes engraçada). Tem tendência a comportamentos violentos e raramente sente remorsos, mas pode ser um parceiro bastante leal.
No início da série ele chega a ter pinta de vilão, que provavelmente vai morrer logo. Mas aos poucos ele vai escolhendo lados e tomando atitudes até bastante coerentes, tornando-se um personagem crucial e até mesmo carismático (também de uma forma não convencional, como tudo em Amos Burton).