A série Marte, da Nat Geo
Marte é uma série interessante e diferente, pois mistura ficção científica e documentário. Uma história fictícia da colonização de Marte a partir do ano de 2033 recebe o background de um documentário que apoia e explica o que acontece na trama, alternando um e outro.
A série mostra como governos e iniciativa privada, como a Space X de Elon Musk, já se movimentam para colocar o primeiro homem em Marte e colonizar o planeta a partir daí.
Ela explora não apenas as dificuldades técnicas e as possibilidades científicas, mas também a política, a economia e o lado comercial do empreendimento que colocará, como na Terra, a ciência e a preservação do planeta em choque direto com a exploração econômica que destrói o meio ambiente.
A série Marte levanta questões que dificilmente aparecem em bons filmes de ficção científica, mesmo assim de forma isolada. É uma verdadeira cartilha sobre a colonização do planeta vermelho.
Se você espera muita ação, barulho, tiros e correria, vai se decepcionar bastante. Já a decepção pra mim, que não foi o suficiente pra descredibilizar o documentário, é que existem alguns discursos bem difíceis de engolir.
Alguns desses discursos colocam a destruição do planeta como algo inerente ao progresso, enquanto outros, mais infantis ainda, afirmam o quanto é perigoso protestar contra empresas em países como a Rússia. Ou ainda, que apenas em países como a China, o governo tenta encobrir surtos de doença para não prejudicar a economia. E por aí afora…
Mas, tirando essas burrices e preconceitos (ou manipulações), a série vale muito a pena! Passa na Nat Geo (National Geographic) e também no canal FX.