Cigarrinhos de chocolate Pan
Você consegue imaginar, hoje em dia, um chocolate em forma de cigarro, com um menino negro segurando o cigarro na embalagem? Pois é, mas até os anos 90 isso existia!
Ele foi um dos primeiros produtos da clássica fábrica de chocolates Pan, brasileira, fundada em 1935. Nos anos 80 fazia um grande sucesso e ninguém chegava a perceber o quanto a ideia era bizarra.
No meio da década de 90 o Procon sugeriu a mudança e a Pan mudou o nome e a embalagem, para rolinhos de chocolate, que mais tarde acabou virando um outro produto, o Chocolápis (lápis de chocolate).
Curioso é que a embalagem mostra um menino negro de um lado e um menino branco fumando do outro, mas a imagem do produto que ficou imortalizada foi a do primeiro.
Outra coisa legal é que o menino famoso é Paulinho Pompéia, ator com 70 anos, diretor do SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões Públicas, que afirma:
Nunca fumei.
E não gosto de chocolate.
A Pan surfa na onda do cigarrinho até hoje. A publicidade na página inicial do seu site remete diretamente ao produto da época.