Águia de Fogo (Airwolf): A série
Águia de Fogo é uma série de TV dos Estados Unidos que foi transmitida de 1984 a 1987.
O “personagem” principal é um helicóptero militar supersônico chamado Airwolf (Lobo dos Ares, mas ficou como Águia de Fogo no Brasil), cuja tripulação se envolvia em diversas missões, muitas delas ligadas à espionagem durante a Guerra Fria.
A série teve um total de 80 episódios. O elenco principal incluía Jan-Michael Vincent, Ernest Borgnine, Alex Cord e Jean Bruce Scott. No Brasil, foi transmitida pela Rede Globo (1ª a 3ª temporadas) e pela Rede Record (4ª temporada).
Foi inspirada no filme de mesmo nome, que deu origem à série.
A história girava em torno do personagem Michael Coldsmith-Briggs III, interpretado por Alex Cord, conhecido como “Arcanjo”, um comandante de divisão especial da CIA chamada “A Firma”, responsável pela criação do Águia de Fogo. Sua marca registrada era o tapa-olho e o traje branco. Ele recruta o piloto Stringfellow Hawke, vivido por Jan-Michael Vincent, para recuperar o helicóptero desaparecido na Líbia. Hawke, um veterano da Guerra do Vietnã que vive isolado em uma cabana nas montanhas, tem como único companheiro seu cão Tet.
Ao retornar da Líbia, após derrotar o criador do Águia de Fogo, Hawke e Dominic passam a usar o helicóptero como uma “supermáquina alada” para combater o crime e buscar justiça. Os momentos de destaque na série eram as batalhas aéreas envolvendo o sofisticado helicóptero.